logo obercom
Newsletter Observatório da Comunicação n.º 67 Agosto 2011
5435 subscritores
Agenda

Sugestões Obercom

Inicie o seu percurso ficando a saber mais sobre a Internet of Things através de um olhar da BBC, ao qual poderá juntar esta infografia da Cisco.

Veja de seguida como os jornalistas promovem a ligação dos seus leitores às redes sociais e quais as primeiras tendências detectadas no uso social da nova rede Google +.

Fique com uma previsão, através de outros eventos históricos na área das TIC's, para o decréscimo da popularidade do Facebook e um olhar sobre a adopção de redes sociais através do clássico paradigma de Everett Rogers.

Perceba ainda o que podemos aprender com a utilização dos media por parte das crianças através de Steve Clayton.

Fique a perceber melhor a crescente tendência para o trabalho móvel e fora de horas de expediente.

De seguida prossiga com uma discussão sobre a recolha e uso crescente de dados, a sua visualização e a sua inteligibilidade real.

Fique a saber as principais motivações para partilhar em rede através do relatório do The New York Times intitulado The Psychology of Sharing.

Leia um artigo sobre os motins em Londres e o uso das redes sociais e de Blackberrys e ainda o uso do Flickr por parte da polícia londrina.

Descarregue o relatório recente da OCDE Virtual Worlds. Immersive Online Platforms for Collaboration, Creativity and Learning.

A finalizar visualize um vídeo para perceber a evolução do segmento dos telemóveis e uma infografia intitulada streaming killed the vídeo star?

Livros

capa_livro

As Origens da Reportagem : Televisão
Jacinto Godinho
Livros Horizonte

capa_livro

In-Game. From Immersion to Incorporation
Gordon Calleja
MIT Press

capa_livro

Media and Participation. A Site of Ideological-democratic Struggle
Nico Carpentier
Intellect

capa_livro

Value and the Media. Cultural production and Consumption in Digital Markets
Göran Bolin
Ashgate

capa_livro

Media, Nationalism and European Identities
Miklós Sükösd e Karol Jakubowicz (Editores)
CEU Press

capa_livro

The Secret War Between Downloading and Uploading
Tales of the Computer as Culture Machine
Peter Lunenfeld
MIT Press

capa_livro

Radio Content in the Digital Age. The Evolution of a Sound Medium
Angeliki Gazi, Guy Starkey e Stanislaw Jedrzejewski (Editores)
Intellect

Revistas da área da Comunicação

Eventos Nacionais

Eventos Internacionais

Creative Commons License
 
 

Editorial

tagcloud

Estudo OberCom

capa_estudo

Anuário da Comunicação 2009/2010

Foi lançada a nova edição do Anuário da Comunicação que compila, edita e sintetiza os mais recentes indicadores de Media e Comunicação em Portugal.

Fornecida por várias entidades, das empresas especializadas na recolha estatística aos organismos de cada sector da comunicação, a informação encontra-se desdobrada pelos vários segmentos da comunicação sendo dedicado a cada um destes o seu capítulo próprio:

 

Destaques

Estudo da PEW sobre agências noticiosas não-lucrativas

Segundo um estudo do Project for Excellence in Journalism da PEW mais da metade crescentes sites de notícias sem fins lucrativos produzem conteúdos com uma inclinação ideológica.

Note que nesta nova conjuntura os norte-americanos têm assistido à emergência deste novo tipo de agentes noticiosos em detrimento das agências noticiosas tradicionais.

Novo estudo sobre motivações para a partilha em rede

Um novo estudo da Poynter encomendado pelo The New York Times, intitulado "The Psychology of Sharing: Why Do People Share Online" analisou as motivações por detrás da partilha na internet.

O estudo que incluiu a inquirição online a 2.500 participantes encontrou cinco motivações básicas para a partilha em rede e seis tipos de perfis de partilhadores.

Microsoft continua na frente dos sistemas operativos

img

O sistema operativo da Microsoft, o Windows 7, é actualmente o mais popular entre os computadores de secretária segundo um estudo da Gartner.
Esta estima que a quota de mercado deste sistema entre os PC's actuais ronde os 42% este ano, sendo que novas máquinas irão utilizar o Windows 7 na casa dos 94%.

Por seu turno, o OS X da Apple conta com 4% do bolo, enquanto o Linux continua firmemente com uma fatia de 2%.

iPad suplanta venda de notebooks

Já na anterior edição da Newsletter de Junho avançávamos que entramos lentamente numa fase cada vez menos PC-cêntrica, multi-plataforma e com especial apetência para tablets e conteúdos nas nuvens.

Ora surgem dados que indiciam uma possível nova "Era Pós-Computador Pessoal". O analista Chris Whitmore, num relatório para o Deutsche Bank, analisou as vendas de notebooks nos últimos anos, até o segundo trimestre de 2011, e concluiu que, quando incluído, o iPad impulsionou a Apple além de qualquer fabricantes de laptops.

Novo estudo sobre leitura entre os norte-americanos

Foi divulgada uma nova pesquisa sobre os hábitos de leitura entre os norte-americanos que parece ser mais optimista. O estudo intitulado BookStats, resultou da parceria entre a The Association of American Publishers e a Book Industry Study Group e inquiriu um total de 1.963 editores sobre o ano de 2010.
A pesquisa abrangeu cinco categorias principais de livros: comércio, ensino básico e secundário, o ensino superior, profissional e académica.

Em 2010 os editores norte-americanos geraram uma receita líquida na ordem dos 27,9 mil milhões de dólares, um aumento de 5,6 % em relação a 2008. No mesmo ano foram vendidos 2.570 mil milhões de livros em todos os formatos, um aumento de 4,1 por cento em relação a 2008.

Facebook prepara-se para lançar o seu programa de mensagens instantâneas

img

Em Fevereiro deste ano o Facebook adquiriu a startup de mensagens instantâneas Beluga tendo levantado rumores de uma eventual introdução de um novo serviço de mensagens.

Ora os rumores pareciam não ser infundados. O Facebook irá lançar uma aplicação autónoma, de nome Messenger para os sistemas operativos móveis da Apple, o iOS e o Android da Google. Esta aplicação resulta de um híbrido entre as características chave do Beluga e o estilo de mensagens do Facebook.

©2011 OBERCOM