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Editorial Cloud

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As publicações OberCom em retrospectiva: 2013


Barómetro da Comunicação

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O Barómetro da Comunicação é uma publicação baseada na recolha de informação junto de intervenientes privilegiados no sector dos Media, contemplando nesse conjunto de inquiridos, peritos (académicos, consultores e jornalistas especializados), administradores e gestores de empresas do sector e membros de entidades sem fins lucrativos com actuação no sector em causa.


Anuário Media e Comunicação: Tendências 2011/2012

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O Anuário da Comunicação OberCom é uma publicação de largo espectro informativo procurando dar nota das mudanças e continuidades registadas nos sectores de interesse do OberCom ao longo de um ano económico e também a contextualização da sua evolução, sempre que possível, ao longo de séries temporais alargadas.


Modelos de Negócio em tempos de tensão digital: perspectivas de renovação no caso da Imprensa

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O estudo Modelos de negócio em tempos de tensão digital: Perspectivas de renovação no caso da imprensa adopta uma perspectiva teórica que é tributária da escola dos "estudos de inovação" (vide, e.g., Freeman e Soete, 1997, e Fagerberg et al., 2004). Esta escola de pensamento é também designada de economia "Neo-Schumpeteriana", em homenagem ao primeiro economista moderno que colocou a inovação no centro da análise económica Joseph Schumpeter (videHanusch ePyka, 2007).


Media em Movimento 2013: Perspectivas sobre a evolução do Mercado dos Media, a partir de uma (meta)análise de 30 relatórios de consultoras globais

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O OberCom adopta no estudo Media em Movimento 2013: Perspectivas sobre a evolução do Mercado dos Media, a partir de uma (meta)análise de 30 relatórios de consultoras globais uma nova metodologia para acrescentar valor ao conhecimento actual do sector dos media. Trata-se de um "estudo de estudos", ou seja, uma meta-análise: uma nova análise e síntese de esforços de pesquisa independentes originadas por uma grande variedade de instituições.


A apropriação dos telemóveis em Portugal 2011/2012

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O relatório A apropriação dos telemóveis em Portugal 2011/2012 descreve algumas tendências de consumo e apropriação de Telemóveis, em Portugal, e traça também uma comparação com outros Media e outras plataformas.

Relatórios Exclusivos Para Associados

A Televisão em Portugal – Análise das audiências e dinâmicas concorrenciais do mercado televisivo português entre 1999 e 2013

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O relatório A Televisão em Portugal – Análise das audiências e dinâmicas concorrenciais do mercado televisivo português entre 1999 e 2013 consiste numa análise pormenorizada do histórico de audiências televisivas em Portugal. Este trabalho procura, com base nesses registos, abordar os principais problemas e desafios da indústria televisiva portuguesa, dando particular importância às questões do mercado, como a evolução da concorrência, estabilidade, tendo em conta o peso e importância dos principais players a operar no sector em questão


A Imprensa em Portugal – Performances e indicadores de gestão: consumo, procura e distribuição

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O objectivo geral do relatório A Imprensa em Portugal – Performances e indicadores de gestão: consumo, procura e distribuição é tentar criar novos elementos de leitura daquilo que são, na essência, dificuldades intrínsecas na geração de valor na imprensa no contexto de uma transição digital em pleno curso. Embora os principais traços deste processo sejam já familiares aos operadores e analistas do negócio, dentro e fora de Portugal, o objectivo específico deste relatório é contribuir para melhor compreender os contornos empíricos da situação de mercado em Portugal.


A Imprensa em Portugal e o peso das plataformas online (uma comparação com o caso brasileiro)

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A informação que consta neste relatório pode ser vista como um complemento ao relatório anterior publicado pelo OberCom: "A imprensa em Portugal - performances e indicadores de gestão: consumo, procura e distribuição". Os dados foram obtidos através de um inquérito online internacional às práticas de leitura digital (utilizadores da Internet), tendo sido validados 5583 inquéritos, distribuídos pelos seguintes países visados no estudo: Austrália – 389; Brasil – 361; Canadá – 468; China – 454; França – 420; Alemanha – 317 ;Índia – 235; Itália – 350; México – 280; Portugal – 295; Rússia – 287; África do Sul - 141; Espanha – 343; Turquia – 299; Reino Unido – 419; Estados Unidos da América – 525.


A Rádio em Portugal – Análise das audiências e dinâmicas concorrenciais do mercado radiofónico Português entre 2002 e 2012

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O relatório A Rádio em Portugal – Análise das audiências e dinâmicas concorrenciais do mercado radiofónico português entre 2002 e 2012 é, à semelhança do relatório homónimo para o sector televisivo, uma análise cuidada sobre a história da rádio em Portugal nos últimos 10 anos.


Livros Académicos

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Este livro é o produto do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos três anos por um conjunto de investigadores das áreas das ciências sociais e da economia, no contexto do Observatório da Comunicação (OberCom) ou de projectos e parcerias internacionais. Este é um livro sobre o poder dos ecrãs nas nossas sociedades. Do telemóvel ao tablet, do computador ao televisor, os ecrãs acompanham-nos no dia-a-dia, em família, no emprego, na escola.


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