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Estudo OberCom

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O Anuário da Comunicação OberCom é uma publicação que procura dar conta das mudanças e continuidades registadas nos grandes sectores de interesse do OberCom: televisão, cinema, vídeo, rádio, consolas de videojogos, imprensa, telecomunicações, tecnologias de informação e comunicação e publicidade.

A publicação, de largo espectro informativo, tem também por objectivo contextualizar esta evolução, privilegiando séries temporais alargadas. Com a sua primeira publicação a aparecer no início do século, 2000/2001, o Anuário de Comunicação OberCom é uma ferramenta imprescindível para todos quantos trabalham ou se interessam por estas áreas.

Para além da recém-lançada edição de 2013/2014, todas as edições do Anuário podem ser obtidas através de download, em pdf, nesta página.

As edições impressas (a partir de 2006) estão disponíveis no OberCom.

 

Destaques

Barómetro de Comunicação 2015 – Prospectivas para os media

Neste número o destaque vai para mais um trabalho do Obercom. Nenhum estudo prospectivo encerra em si a necessidade tão evidente de fazer conhecer a opinião do gestor, do administrador e do director de uma qualquer empresa de Media, como o Barómetro de Comunicação 2015 – Propectivas para os media

Conhecer a perspectiva deste interveniente privilegiado no processo de mudança, é, até certo ponto, perceber e apontar um caminho para aquilo que irá passar-se em termos de estratégias ou governança corporativa nas empresas do sector.

É neste âmbito que se insere a necessária contribuição deste estudo anual do OberCom, no sentido em que dá a conhecer não só de que forma os gestores dos principais meios de comunicação perspectivam o futuro, mas também como percepcionam a actual conjuntura dos diferentes sectores (Imprensa, Rádio, Televisão, Internet, Publicidade, etc).

Outro importante contributo para a percepção deste paradigma pode ser encontrado com base nos resultados obtidos aquando da realização do inquérito Consumo de Notícias em Portugal, promovido pela ERC.

O inquérito visou sobretudo perceber de que forma os utilizadores de Internet (que, segundo o estudo, chegam já aos 67,3% da população total) estão a integrar os novos modelos de consulta, leitura, visualização de conteúdos que há alguns anos eram sobretudo um exclusivo da folha impressa de um jornal, um ecrã de televisão ou um aparelho de rádio.

 

Sugestões

2015 Internet Trends — Kleiner Perkins Caufield Byers

Com a primeira edição lançada em 1995, o relatório “2015 Internet Trends” marca o 20º aniversário de uma importante publicação para a caracterização e análise de tendências na área da internet. O atual relatório analisa, por exemplo, à luz da internet os grandes mercados chinês e indiano, bem como as tendências na área dos dados públicos e de empresas privadas..

The ITU ICT Facts and Figures – The world in 2015

Um olhar sobre o mundo das tecnologias de informação e comunicação em 2015, é o que se propõe este relatório da União Internacional da Telecomunicações (International Telecommunications Union). Nele são apresentadas estimativas e números para os principais indicadores das telecomunicações e das tecnologias de informação e comunicação (TIC), incluindo subscrições móveis, o uso da internet, serviços de banda larga, fixa e móvel, acesso às TIC, entre outros. Como salientado no texto de apresentação do estudo, 2015 é a data limite para a concretização das Metas de Desenvolvimento do Milénio, das Nações Unidas, acordadas entre os líderes globais em 2010. Os dados apresentados mostram a evolução na área das TIC e mostram as falhas na conetividade, desde 2000.

The development of the European market for on-demand audiovisual services

Resultante de um contrato entre a DG Connect, da Comissão Europeia, e o Observatório Europeu do Audiovisual, este relatório engloba as estatísticas referentes aos serviços on-demand estabelecidos e disponíveis na União Europeia em 2014. Apresenta ainda cinco secções que cobrem assuntos de extrema importância para a compreensão do desenvolvimento do sector, bem como do seu impacto num mais vasta paisagem audiovisual.

State of the News Media 2015

Esta é a 12ª edição do relatório anual “The state of the News Media” do Projecto Jornalismo, do Pew Research Center, que analisa o panorama do jornalismo nos Estados Unidos da América. O estudo de 2015 inclui treze fact sheets com dados sobre as tendências no que respeita a audiência, a economia, o investimento e a propriedade nos sectores chave dos media, desde a televisão por cabo até às revistas afro-americanas.

Showing films and other audiovisual content in European schools - Obstacles and best practices: final report

A forma como os filmes são usados nas escolas e como em conjunto com outros conteúdos audiovisuais podem ser disponibilizados de forma mais fácil para o ensino, são algumas das questões exploradas neste estudo. Levado a cabo, para a União Europeia, por um consórcio liderado pela Universidade Autónoma de Barcelona, o estudo está dividido em três capítulos. Um capítulo sobre a escola, um sobre a indústria e outro sobre os direitos de autor. E inclui também recomendações de políticas a seguir pela Comissão Europeia para a promoção da literacia nesta área, nas escolas europeias.

Social Journalism Study 2015

De que forma estão os jornalistas a usar as redes sociais? Esta é uma das perguntas à qual pretende responder este estudo conjunto da Cision e da Canterbury Christ Church University. O estudo acompanha as mudanças, na área, nos últimos quatro anos e apresenta a previsão das tendências que vão moldar o diálogo entre RP e Jornalistas nos próximos meses.


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