logo obercom
Newsletter Observatório da Comunicação n.º 79 Dezembro 2013
5530 subscritores
Agenda

Sugestões Obercom

Explore alguns dos conteúdos noticiosos dos últimos 25 anos através do arquivo da agência LUSA e dos principais sites de notícias portugueses. De seguida experimente o novo serviço de curadoria noticiosa Instapaper Daily que destaca algumas das histórias em rede mais lidas.

Continue com duas apresentações online; uma dedicada ao segmento móvel e seus usos entre os norte-americanos e outra com dados sobre tendências tecnológicas e as suas implicações no mundo empresarial - 50 Powerful Statistics About Tech Mega Trends Affecting Every Business.

Leia artigo sobre a privacidade de dados online e suas implicações - "Are we puppets in a wired world?" e alguns dados sobre o consumo online de vídeos entre os norte-americanos que apontam para a preferência de programas televisivos. Explore ainda a plataforma medium.

Fique com uma seleção de histórias sobre jornalistas e a sua actividade profissional na plataforma narrative.ly.

Por fim sugerimos o relatório The Consumer Decision Journey: Understanding consumer decision-making along the retail path to purchase e uma seleção das melhores infografias de 2013.

Livros

capa_livro

Portugal na Imprensa Estrangeira – o olhar dos correspondentes
Renato Mendes e Miguel Neto (org.)
Atelier Escritório

capa_livro

Nova História da Imprensa Portuguesa das Origens a 1865
José Tengarrinha
Temas e Debates/Círculo de Leitores

capa_livro

Political Journalism in Transition: Western Europe in a Comparative Perspective
Raymond Kuhn E Rasmus Kleis Nielsen
Reuters, I.B.Tauris

capa_livro

Narrativas audiovisuales digitales. Convergencia de medios, multiculturalidad y transmedia
Virginia Guarinos e Ana Sedeño (Coord.)
Fragua

capa_livro

Media Innovations. A Multidisciplinary Study of Change
Tanja Storsul e Arne H. Krumsvik (Ed.)
Nordicom

capa_livro

Methods for Analyzing Social Media
Klaus Bredl, Julia Hünniger, Jakob Linaa Jensen (Ed.)
Routledge

capa_livro

Audience Research Methodologies: Between Innovation and Consolidation
Geoffroy Patriarche, Helena Bilandzic, Jakob Linaa Jensen, Jelena Jurišic (Ed.)
Routledge

capa_livro

Audience Transformations: Shifting Audience Positions in Late Modernity
Nico Carpentier, Kim Christian Schrøder, Lawrie Hallett (Ed.)
Routledge

Revistas da área da Comunicação

Eventos Nacionais

Eventos Internacionais

Creative Commons License
 
 

Editorial

tagcloud

As publicações OberCom em retrospectiva: 2013

Barómetro da Comunicação

img

O Barómetro da Comunicação é uma publicação baseada na recolha de informação junto de intervenientes privilegiados no sector dos Media, contemplando nesse conjunto de inquiridos, peritos (académicos, consultores e jornalistas especializados), administradores e gestores de empresas do sector e membros de entidades sem fins lucrativos com actuação no sector em causa.

Anuário Media e Comunicação: Tendências 2011/2012

img

O Anuário da Comunicação OberCom é uma publicação de largo espectro informativo procurando dar nota das mudanças e continuidades registadas nos sectores de interesse do OberCom ao longo de um ano económico e também a contextualização da sua evolução, sempre que possível, ao longo de séries temporais alargadas.

Modelos de Negócio em tempos de tensão digital: perspectivas de renovação no caso da Imprensa

img

O estudo Modelos de negócio em tempos de tensão digital: Perspectivas de renovação no caso da imprensa adopta uma perspectiva teórica que é tributária da escola dos "estudos de inovação" (vide, e.g., Freeman e Soete, 1997, e Fagerberg et al., 2004). Esta escola de pensamento é também designada de economia "Neo-Schumpeteriana", em homenagem ao primeiro economista moderno que colocou a inovação no centro da análise económica Joseph Schumpeter (videHanusch ePyka, 2007).

Media em Movimento 2013: Perspectivas sobre a evolução do Mercado dos Media, a partir de uma (meta)análise de 30 relatórios de consultoras globais

img

O OberCom adopta no estudo Media em Movimento 2013: Perspectivas sobre a evolução do Mercado dos Media, a partir de uma (meta)análise de 30 relatórios de consultoras globais uma nova metodologia para acrescentar valor ao conhecimento actual do sector dos media. Trata-se de um "estudo de estudos", ou seja, uma meta-análise: uma nova análise e síntese de esforços de pesquisa independentes originadas por uma grande variedade de instituições.

A apropriação dos telemóveis em Portugal 2011/2012

img

O relatório A apropriação dos telemóveis em Portugal 2011/2012 descreve algumas tendências de consumo e apropriação de Telemóveis, em Portugal, e traça também uma comparação com outros Media e outras plataformas.

Relatórios Exclusivos Para Associados

A Televisão em Portugal – Análise das audiências e dinâmicas concorrenciais do mercado televisivo português entre 1999 e 2013

img

O relatório A Televisão em Portugal – Análise das audiências e dinâmicas concorrenciais do mercado televisivo português entre 1999 e 2013 consiste numa análise pormenorizada do histórico de audiências televisivas em Portugal. Este trabalho procura, com base nesses registos, abordar os principais problemas e desafios da indústria televisiva portuguesa, dando particular importância às questões do mercado, como a evolução da concorrência, estabilidade, tendo em conta o peso e importância dos principais players a operar no sector em questão

A Imprensa em Portugal – Performances e indicadores de gestão: consumo, procura e distribuição

img

O objectivo geral do relatório A Imprensa em Portugal – Performances e indicadores de gestão: consumo, procura e distribuição é tentar criar novos elementos de leitura daquilo que são, na essência, dificuldades intrínsecas na geração de valor na imprensa no contexto de uma transição digital em pleno curso. Embora os principais traços deste processo sejam já familiares aos operadores e analistas do negócio, dentro e fora de Portugal, o objectivo específico deste relatório é contribuir para melhor compreender os contornos empíricos da situação de mercado em Portugal.

A Imprensa em Portugal e o peso das plataformas online (uma comparação com o caso brasileiro)

img

A informação que consta neste relatório pode ser vista como um complemento ao relatório anterior publicado pelo OberCom: "A imprensa em Portugal - performances e indicadores de gestão: consumo, procura e distribuição". Os dados foram obtidos através de um inquérito online internacional às práticas de leitura digital (utilizadores da Internet), tendo sido validados 5583 inquéritos, distribuídos pelos seguintes países visados no estudo: Austrália – 389; Brasil – 361; Canadá – 468; China – 454; França – 420; Alemanha – 317 ;Índia – 235; Itália – 350; México – 280; Portugal – 295; Rússia – 287; África do Sul - 141; Espanha – 343; Turquia – 299; Reino Unido – 419; Estados Unidos da América – 525.

A Rádio em Portugal – Análise das audiências e dinâmicas concorrenciais do mercado radiofónico Português entre 2002 e 2012

img

O relatório A Rádio em Portugal – Análise das audiências e dinâmicas concorrenciais do mercado radiofónico português entre 2002 e 2012 é, à semelhança do relatório homónimo para o sector televisivo, uma análise cuidada sobre a história da rádio em Portugal nos últimos 10 anos.

Livros Académicos

img

Este livro é o produto do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos três anos por um conjunto de investigadores das áreas das ciências sociais e da economia, no contexto do Observatório da Comunicação (OberCom) ou de projectos e parcerias internacionais. Este é um livro sobre o poder dos ecrãs nas nossas sociedades. Do telemóvel ao tablet, do computador ao televisor, os ecrãs acompanham-nos no dia-a-dia, em família, no emprego, na escola.

©2013 OBERCOM