A informação que irá constar neste relatório pode ser vista como um complemento ao relatório anterior publicado pelo OberCom: “A imprensa em Portugal – performances e indicadores de gestão: consumo, procura e distribuição”. Esta informação é tirada do projecto.
A leitura digital – Transformação do incentivo à leitura e das instituições do livro, que resulta do protocolo estabelecido entre o CIES-IUL e a Fundação Calouste Gulbenkian, ao qual o OberCom se associa enquanto parceiro na análise dos dados referentes à leitura de jornais, e teve como principal objectivo compreender o fenómeno da leitura digital.
O projecto dividiu- se em três etapas – levantamento da situação actual, mapeamento da leitura digital e análise prospectiva, durante as quais se procedeu à identificação e análise de projectos de investigação e/ou implementação de leitura digital nacional e internacional, segmentação do perfil de leitor, identificação das práticas actuais de leitura digital e de edição.
Este estudo do CIES-IUL e da Gulbenkian sobre o Livro, os Leitores e a Leitura Digital, ao qual se associou o OberCom, foi apresentado em Outubro de 2013.