Ao longo de mais de duas décadas de investigação na área das ciências da comunicação em Portugal o OberCom construiu e colaborou na construção de um considerável acervo de dados quantitativos que apoiaram a investigação do Observatório.

Os inquéritos, fichas técnicas e variáveis que constituem estas bases de dados estão disponíveis para investigadores e especialistas na área dos media, sendo facultadas pelo OberCom mediante pedido via email para geral@obercom.pt.

Cada pedido será analisado individualmente, assegurando que os recursos partilhados estão alinhados com os propósitos específicos e com os objetivos de investigação apresentados.

Estão disponíveis dados relativos aos seguintes projetos:

Digital News Report Portugal – Como descrito na página dedicada ao projeto Digital News Report Portugal e ao envolvimento do OberCom no projeto a nível internacional, este é o maior inquérito ao consumo de notícias em formato digital a nível global, sendo uma fonte privilegiada para académicos, especialistas e indústria dos media. Podem ser efetuados pedidos de acesso a variáveis específicas, enquadrados por objetivos de investigação concretos

  Relatórios Digital News Report Portugal aqui

 

Projeto Sociedade em Rede – Inquéritos de largo escopo realizados periodicamente entre 2003 e 2013, dedicados à identificação de padrões nos hábitos mediáticos dos portugueses, bem como outros temas-chave relevantes nos anos em que houve inquirição.

  Relatórios Sociedade em Rede aqui

 

Pandemia e consumos de media – Aplicado em 2020, este inquérito resultou de uma parceria entre o OberCom e a Intercampus, com o objetivo de compreender de forma aprofundada o impacto da pandemia nos hábitos mediáticos dos portugueses. Este projeto procura também compreender os graus de contraste entre as experiências mediáticas durante o confinamento por comparação com o observado antes da pandemia.

  Relatório Pandemia e consumos de media aqui

 

TDT (Televisão Digital Terrestre) – Nos anos de 2008 e 2010 o OberCom promoveu a aplicação de inquéritos à população portuguesa com vista ao estudo das perceções sobre a televisão e sobre a Televisão Digital Terrestre, em particular. Estes inquéritos permitiram compreender de forma aprofundada as práticas dos portugueses num momento vital de transição tecnológica, na migração do sinal analógico de televisão para digital.

  Relatórios TDT – Televisão Digital Terrestre aqui