Digital News Report Portugal 2026

O Digital News Report Portugal 2026 é o décimo segundo relatório anual da série Digital News Report Portugal, publicada pelo OberCom – Observatório da Comunicação desde 2015.

O OberCom – Observatório da Comunicação colabora com o Reuters Institute for the Study of Journalism na elaboração do questionário global e nacional, bem como na análise e interpretação final dos dados relativos ao nosso país. Este relatório oferece uma análise aprofundada dos dados relativos a Portugal e tira partido dos doze anos de dados acumulados, desde 2015. Assim, identificam-se os aspetos em que os portugueses se distinguem dos habitantes de outros países relativamente ao consumo de notícias em formato digital.

Para além do acompanhamento de variáveis-chave, como em edições anteriores, o Digital News Report Portugal 2026 explora especificamente os seguintes temas:

  • Dinâmicas de influência do ecossistema mediático;
  • Atitudes e perceções face ao Serviço Público de Media;
  • Os influenciadores e criadores de conteúdos;

O trabalho de campo decorreu entre 6 de janeiro e 20 de fevereiro de 2026 e, tal como em anos anteriores, alertamos para o facto de os dados poderem apresentar distorções motivadas pela própria agenda mediática (Ex. acontecimentos políticos, processos eleitorais, conflitos armados ou acontecimento relacionados com saúde pública). Neste caso, salientamos a forte atenção dos media aos temas políticos, nomeadamente às Eleições Presidenciais de janeiro / fevereiro de 2026.

No entanto, quando ocorrem, as distorções motivadas por agenda são sempre referidas e analisadas e ao longo de mais de doze edições do Digital News Report Portugal, observamos que os fenómenos estudados têm quase sempre justificações multidimensionais, relacionadas com vários fatores e com a relação dos portugueses com os conteúdos noticiosos.

Este relatório encontra-se disponível em Português, e o Sumário Executivo em inglês em ficheiro independente, disponível abaixo.

Citação Recomendada (APA 7th):

Paisana, M., Pinto Martinho, A., & Cardoso, G. (2026). Digital News Report Portugal 2026. Zenodo. https://doi.org/10.5281/zenodo.19692630

  Consulte ou descarregue este relatório em Português aqui   Download the Main Findings in English here