A rápida evolução da Inteligência Artificial (IA) está a redefinir o panorama dos media e do jornalismo em todo o mundo. A IA já não é uma tendência futura, mas uma realidade presente que influencia a organização do trabalho no setor, desde a produção de conteúdos até à distribuição e consumo de notícias. À medida que as tecnologias de IA se tornam mais sofisticadas e acessíveis, os órgãos de comunicação social enfrentam novos riscos e oportunidades.
Se os sistemas de IA já estabeleceram um precedente significativo no campo do jornalismo, a inteligência artificial generativa (IA Generativa) oferece novas possibilidades que vão além da automação de tarefas. A sua capacidade de corresponder aos pedidos de utilizadores humanos e de gerar linguagem (escrita, visual, auditiva) de forma mais aprimorada torna-a uma ferramenta poderosa (e potencialmente perigosa) para o jornalismo.
Estas complexidades e desafios sublinham a necessidade de um escrutínio cuidadoso e de um debate informado. O objetivo global do relatório que agora se apresenta é por isso fornecer uma análise crítica e abrangente da influência e implicações da IA Generativa no campo do jornalismo.
Este relatório foi produzido no âmbito do IBERIFIER – Observatório Ibérico de Media Digitais. Este projeto obteve financiamento da Comissão Europeia no âmbito da Call DIGITAL-2023-DEPLOY-04, European Digital Media observatory (EDMO) – National and multinational hubs – Project: IBERIFIER Plus – 101158511.
Este relatório encontra-se disponível em Português e Inglês.
Consulte ou descarregue este relatório em Português aqui