A análise seguidamente partilhada, assenta no conhecimento produzido pelo OberCom em período pandémico e aquele já adquirido ao longo dos últimos anos, conjugando-o com as principais conclusões do relatório Journaism, media and technology Trends and predictions do Digital News Report.
A capacidade de prospectivar o futuro é, ao nível dos estudos em media e comunicação, um desafio significativo. A estratégia do OberCom – Observatório da Comunicação para este desafio tem sido consolidada ao longo dos anos, e consiste na exploração, interpretação, divulgação e debate de cenários de futuro. Para esse fim, procurámos expandir e consolidar a nossa rede de parcerias e colaborações, para ter acesso e participar no maior número de projectos, com o maior alcance possível.
Entre as parcerias mais importantes estabelecidas nos últimos anos destaca-se a participação do Observatório no projecto Digital News Report do Reuters Institute for the Study of Journalism (RISJ), uma iniciativa da qual fazemos parte desde 2015 e que resulta na publicação de um relatório anual, o Digital News Report, que se tornou já num marco no calendário anual dos estudos em jornalismo e comunicação. Essa parceria resultou, também, na publicação, por parte do OberCom, de relatórios Digital News Report exclusivamente dedicados a Portugal.