Mercado publicitário em Portugal: Prospetivas gerais e cenários de futuro. Análise de pormenor ao sector da imprensa

Esta publicação surge no contexto de uma longa tradição de estudo do OberCom sobre as dinâmicas do mercado publicitário no nosso país.

Se, por um lado, o mercado publicitário tende a ser tratado com um objecto independente no contexto dos estudos em comunicação, a verdade é que este é um objecto que temos vindo a privilegiar no âmbito da dependência que os restantes sectores têm dele.

A publicidade é sem qualquer dúvida, um elemento fundamental no dia-a-dia dos diversos sectores dos media em Portugal, pelo facto de estar no núcleo dos modelos de financiamento e subsistência desses sectores. Este relatório aborda dados de três fontes relativamente ao investimento publicitário em Portugal, e explora, num capítulo final, as dinâmicas relativas ao sector da imprensa em específico. Ao longo de sucessivas investigações realizadas no quadro do OberCom, temos vindo a constatar que a situação da imprensa merece particular foco, dadas as características do meio e as condições do atual contexto digital.

  Consulte ou faça download do relatório aqui