Para além da sua participação na estrutura de investigação e publicação OberCom os investigadores OberCom publicam frequentemente artigos científicos em revistas indexadas de alcance internacional, livros, capítulos de livros e comunicações em conferências académicas.
Os temas e tópicos abordados nessas publicações enquadram-se no âmbito mais amplo da esfera de ação do Observatório no campo das ciências da comunicação. Listam-se abaixo as publicações mais recentes dos investigadores OberCom:
Alvares, C., & Üzelgün, M. A. (2024). Special Issue Editorial: Platformisation of News and Interactions – Regional Contexts of Crisis in Trust . Observatorio (OBS*), 17(5). https://doi.org/10.15847/obsOBS17520232425
Baldi, V. (2024). Entre ecología y epistemología de la vida plataformizada: incorporación, interpasividad y premediación en los procesos de comunicación. Palabra Clave, 27(4), e27410. https://doi.org/10.5294/pacla.2024.27.4.10
Cardoso, G. (Org.). (2024). A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina. ISBN: 9789894022800
Couraceiro, P., & Paisana, M. (2024). Da Personalização Algorítmica à Mediação Jornalística: Mudanças nas Preferências dos Jovens Portugueses no Consumo de Notícias Online. Media & Jornalismo, 24(45), e4504. https://doi.org/10.14195/2183-5462_45_4
Ferro-Santos, S., Cardoso, G., & Santos, S. (2024). What do Portuguese MPs use Twitter for? : A study case of political communication in a country with a small Twitter Adoption rate. Cuadernos.Info, (58), 184–207. https://doi.org/10.7764/cdi.58.72109
Ferro-Santos, S., Cardoso, G., & Santos, S. (2024). Para além da Bolha (de filtro): Interações dos Deputados no Twitter. Media & Jornalismo, 24(44), e4403. https://doi.org/10.14195/2183-5462_44_3
Ferro-Santos, S., Santos, S., & Cardoso, G. (2024). Political elite social listening: How Portuguese MPs perceive their own motivations to join and use Twitter/X. Observatorio (OBS*), 18(3). https://doi.org/10.15847/obsOBS18320242511
Foá, C. (2024). Datification of the wisdom of the crowd: a comparative analysis of innovation strategies in four European crowdfunding platforms . Observatorio (OBS*), 17(5). https://doi.org/10.15847/obsOBS17520232426
Foá, C., Couraceiro, P., & Pinto-Martinho, A. (2024). Decoding algorithmic literacy among journalists : Methodological tool design and validation for preliminary study in the Portuguese context. Observatorio (OBS*), 18(5). https://doi.org/10.15847/obsOBS18520242433
Moreno, J. C., Ferro Santos, S., & Sepúlveda, R. (2024). Taking Europe home: how political agents stand out in their approach to Europe on social media. Observatorio (OBS*), 17(5). Retrieved from https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/2419
Paisana, M., Foá, C., Vasconcelos, A., Couraceiro, P., Ferro-Santos, S., Margato, A., & Crespo, M. (2024). A taxonomy for Media Literacy in Portugal: Characterization of actors, initiatives, and intervention lines. Observatorio (OBS*), 18(5). https://doi.org/10.15847/obsOBS18520242439
Paisana, M., Cardoso, G., & Couraceiro, P. (2024). Platforms as audio discovery ecosystems: What Spotify’s podcast rankings tell us about the way platforms appropriate the format. Communication & Society, 37(4), 91-106. https://doi.org/10.15581/003.37.4.91-106
Sousa, J.C., Pinto-Martinho, A., & Jerónimo, N.A. (2024). NATO e opinião pública europeia: Fatores mediáticos. definidores de confiança. JANUS.NET – e-journal of International Relations, 15(1). https://doi.org/10.26619/1647-7251.15.1.4
Üzelgün, M. A., Giannouli, I., Archontaki, I., Odstrčilová, K., Thomass, B., & Álvares, C. (2024). Transforming Toxic Debates towards European Futures: Technological Disruption, Societal Fragmentation, and Enlightenment 2.0. Central European Journal of Communication, 17(1(35), 82-102. https://doi.org/10.51480/1899-5101.17.1(35).711