O projeto Algowatch reúne uma equipa multidisciplinar dedicada à literacia algorítmica, um subcampo emergente da literacia para os media e informação (MIL), com especial destaque para a a questão da desinformação algorítmica.

O projeto utiliza uma metodologia de capacitação através do design, fazendo com que os participantes criem questionários interactivos e jogos de tabuleiro, para promover a auto-eficácia e os processos participativos entre pessoas com poucas competências (jovens com mais de 15 anos e profissionais multiplicadores).

O Algowatch parte do projeto Crossover 2022, para aumentar a literacia algorítmica em toda a Europa. O projeto centra-se fortemente na mudança de comportamentos, motivando os participantes atentos a criar resiliência individual e resistência colectiva à desinformação (verificação, defesa, utilizações alternativas).

  1. O plano de trabalho do Algowatch inclui quatro actividades principais:
  2. Produzir questionários e jogos interactivos para sensibilização
  3. Envolver os participantes em actividades co-criativas num espaço de exposição. Implementar a exposição em workshops com profissionais multiplicadores em contextos formais (escolas) e informais (bibliotecas, museus)
  4. Disseminar os recursos para transferência de práticas.

Os resultados finais consistirão num banco de actividades e num conjunto de ferramentas de divulgação (com percursos de inclusão eletrónica, plano de comunicação e plano de avaliação).

O consórcio Algowatch reúne todas as competências necessárias, trabalhando com uma rede alargada de parceiros e centros EDMO:

  • Savoir Devenir (França), uma ONG de literacia mediática e da informação com experiência em jogos, questionários e coordenação de projectos
  • Association for Communication and Media Culture (DKMK, Croácia), uma ONG de literacia mediática e da informação com experiência na avaliação de workshops;
  • Maynooth University (NUIM, Irlanda), uma universidade especializada em jogos digitais e capacitação através do design
  • Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (Portugal), uma universidade especializada em formação e divulgação a diversas comunidades de prática.