Fundado em 2009, o Grupo Informal sobre Literacia para os Media (GILM) constitui-se como uma rede informal de parceiros dedicada ao debate, colaboração e promoção da educação para os media e a Literacia para os Media em Portugal.
Como parceiro do GILM, o OberCom desenvolve investigação sobre Literacia para os Media, em dois vetores fundamentais:
- Compreensão do estado da arte do campo científico da Literacia para os Media do ponto de vista dos principais autores, contributos e organizações, bem como a incorporação do tema ao nível da governança.
- Mapeamento de projetos, atores e iniciativas de Literacia para os Media em Portugal e no estrangeiro, visando dar a conhecer a mobilização na esfera pública em função das boas-práticas na educação para a comunicação.
Para além do desenvolvimento de investigação e conhecimento sobre Literacia para os Media no âmbito do trabalho do GILM, o OberCom participa também na organização de iniciativas como o Congresso Literacia, Media e Cidadania, as jornadas 7 Dias com os Media ou o FILM – Fórum Informal sobre Literacia para os Media
Relatórios OberCom sobre Literacia para os media
Evolução e estado atual da Literacia para os media: Análise de Portugal no contexto Europeu
A era digital trouxe mudanças profundas na forma como a informação é produzida, consumida e disseminada. A literacia para os media, definida como a habilidade de aceder, analisar, avaliar e criar informação através de várias formas de media, tornou-se uma … Ler Mais
Retrato digital de Portugal: Redes sociais caracterização 2015 a 2023
Neste documento analisamos a relação dos portugueses com as redes sociais ao longo dos últimos 8 anos. Explora-se a lenta mas consistente queda do Facebook, a consolidação do Instagram, a ascensão das apps de mensagens e, mais recentemente, o surgimento … Ler Mais
Públicos e mercados de media 2023: Perfis e grupos sóciodemográficos dos consumidores de notícias em Portugal
Neste documento exploram-se as diferentes composições sociodemográficas dos consumidores de televisão, redes sociais, internet, rádio e imprensa em Portugal, com base em dados do Digital News Report 2022 e do Eurobarómetro 2022. Com base numa análise detalhada dos padrões de … Ler Mais
Literacia para os Media: Horizontes concetuais e mapeamento de atores e iniciativas em Portugal e no mundo
O documento Literacia dos Media – Projetos e Organizações em Portugal e no estrangeiro surge na linha do interesse do Observatório pela questão das literacias e aquisição de competências vitais para o quotidiano mediático. Este estudo debruça-se sobre os inúmeros … Ler Mais
Os submercados da atenção: Dinâmicas de acesso a notícias online
Os dispositivos que carregamos connosco têm um efeito cada vez mais magnético sobre a nossa atenção. Tornaram-se, também, um eixo comunicacional altamente personalizado, que customizamos e definimos à nossa medida. O acesso a notícias em formato digital não escapa a … Ler Mais
Literacia dos media: Projetos e organizações em Portugal e no estrangeiro
O documento Literacia dos Media – Projetos e Organizações em Portugal e no estrangeiro surge na linha do interesse do Observatório pela questão das literacias e aquisição de competências vitais para o quotidiano mediático. Este estudo debruça-se sobre os inúmeros … Ler Mais