Fundado em 2009, o Grupo Informal sobre Literacia para os Media (GILM) constitui-se como uma rede informal de parceiros dedicada ao debate, colaboração e promoção da educação para os media e a Literacia para os Media em Portugal. 

Como parceiro do GILM, o OberCom desenvolve investigação sobre Literacia para os Media, em dois vetores fundamentais:

  • Compreensão do estado da arte do campo científico da Literacia para os Media do ponto de vista dos principais autores, contributos e organizações, bem como a incorporação do tema ao nível da governança.
  • Mapeamento de projetos, atores e iniciativas de Literacia para os Media em Portugal e no estrangeiro, visando dar a conhecer a mobilização na esfera pública em função das boas-práticas na educação para a comunicação.

Para além do desenvolvimento de investigação e conhecimento sobre Literacia para os Media no âmbito do trabalho do GILM, o OberCom participa também na organização de iniciativas como o Congresso Literacia, Media e Cidadania, as jornadas 7 Dias com os Media ou o FILM – Fórum Informal sobre Literacia para os Media


Relatórios OberCom sobre Literacia para os media

Retrato digital de Portugal: Redes sociais caracterização 2015 a 2023

Neste documento analisamos a relação dos portugueses com as redes sociais ao longo dos últimos 8 anos. Explora-se a lenta mas consistente queda do Facebook, a consolidação do Instagram, a ascensão das apps de mensagens e, mais recentemente, o surgimento … Ler Mais

Os submercados da atenção: Dinâmicas de acesso a notícias online

Os dispositivos que carregamos connosco têm um efeito cada vez mais magnético sobre a nossa atenção. Tornaram-se, também, um eixo comunicacional altamente personalizado, que customizamos e definimos à nossa medida. O acesso a notícias em formato digital não escapa a … Ler Mais

Literacia dos media: Projetos e organizações em Portugal e no estrangeiro

O documento Literacia dos Media – Projetos e Organizações em Portugal e no estrangeiro surge na linha do interesse do Observatório pela questão das literacias e aquisição de competências vitais para o quotidiano mediático. Este estudo debruça-se sobre os inúmeros … Ler Mais