
A ameaça da desinformação nas redes sociais em processos eleitorais em Espanha, Portugal e na UE tem consequências para a democracia na península.
Muitas pessoas ainda não sabem o que é desinformação, como ela se espalha e como reconhecê-la. Isso impede os eleitores de diferenciar informações verdadeiras das falsas e afeta as suas escolhas, aumenta a desconfiança no sistema político e influencia divisões sociais.
O SmartVote foi criado para promover o uso ético da tecnologia e garantir os direitos dos cidadãos. O projeto combate a desinformação para promover uma democracia mais participativa e consciente.
Os objetivos do SmartVote são:
- Promover a literacia mediática e a participação democrática consciente.
- Conceber e co-criar uma ferramenta online de identificação de desinformação criada em colaboração com os cidadãos.
- Desenvolver ações específicas de sensibilização para os meios de comunicação social e de literacia mediática com jornalistas, jovens e estudantes de jornalismo.
Estes objetivos serão cumpridos pela formação de utilizadores finais sobre padrões de desinformação, a fim de capacitar profissionais da comunicação social, educadores e voluntários para ensinar outros a utilizar o SmartVote e promover o pensamento crítico.
Irá também ser desenvolvida uma ferramenta alimentada por IA que identifica padrões de desinformação e promove o pensamento crítico. Através de deep learning, análise de redes sociais, bem como tecnologias multilingues e multimodais esta ferramenta permitirá apoiar a tomada de decisões informadas.

