Home » Áreas

Enquanto associação sem fins lucrativos, o OberCom possui um mandato claro de documentação e análise da paisagem mediática em Portugal num sentido lato, sendo a sua atenção vocacionada para a análise e apoio às políticas públicas, às empresas do sector e à investigação académica em ciências da comunicação.

Jornalismo

Economia e Gestão dos Media

Audiovisual

Desinformação

Inovação Digital

Media e Políticas Públicas

Últimas Públicações


Anuário da Comunicação 2024

O Anuário da Comunicação é uma publicação anual de largo espectro informativo, cuja finalidade é dar conta das principais evoluções no mercado dos media em Portugal. Cobrindo os sectores da Televisão, Rádio, Imprensa, Internet, Vídeo, Videojogos, Cinema, Telecomunicações e TIC’s, … Ler Mais

Legislativas 2025 – Informação e Desinformação nas Redes Sociais

  Este relatório é resultado de um protocolo de colaboração estabelecido entre o MediaLab CIES Iscte e a CNE – Comissão Nacional de Eleições, com o apoio da Agência LUSA e Democracia em Xeque, para a monitorização e despistagem de … Ler Mais

Digital News Report Portugal 2025

O Digital News Report Portugal 2025 (DNRPT25) é o décimo relatório anual da série Digital News Report Portugal, publicada pelo OberCom – Observatório da Comunicação desde 2015. O OberCom – Observatório da Comunicação colabora com o Reuters Institute for the … Ler Mais

Jornalismo de Prompt. Boas-práticas para a Utilização de IA Generativa no Jornalismo

Este relatório OberCom introduz o conceito de jornalismo de prompt, uma tendência emergente que envolve a especialização de jornalistas no uso estratégico de prompt engineering para obter resultados mais precisos e eficazes quando utilizam ferramentas de IA generativa. O objetivo deste relatório é fornecer um recurso prático … Ler Mais